Curso SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
(incluido escrita fiscal digital e escrita contábil digital)
Realizado em: 19/02/09 (quinta-feira)
Local: ACIAP – Rua Rodrigues Alves, 621 – Centro – Paranaguá
Horário: das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00 (8 horas)
PROGRAMA
Objetivo: Apresentado o Projeto SPED, bem como, sua aplicação no dia a dia dos profissionais da área contábil e fiscal, bem como, demonstrar aos participantes as novas legislações que estão ou vão vigorar em todo país. Ainda, proporcionar uma visão de como se adequar a estas novas estruturas.
SPED (SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL)
1. Os projetos já existentes: nota fiscal municipal/estadual eletrônica – Regras Gerais de utilização; Contabilidade Digital; Escrituração fiscal digital; Conhecimento de transporte eletrônico;
2. Regras do Ato Cotepe 35/05 e suas alterações;
3. Programa validador e assinador;
4. Rotinas para apuração dos tributos no sistema, instituição dos livros eletrônicos e extinção de livros contábeis e dispensa de escrituração de livros fiscais.
SPEDCONTÁBIL
1. Quem está obrigado;
2. Quando entregar os dados;
3. Certificação Digital e a carteira eletrônica do Conselho Regional de Contabilidade;
4. Fluxo do processo de entrega dos dados;
5. Livros e arquivos eletrônicos – prazos de entrega;
6. Explanação do lay-out das informações a serem entregues;
7. Obrigações acessórias x SPED Contábil;
8. Transmissão, validação e prazo de entrega;
9. Compartilhamento de informações;
10. Plano de Contas referencial e seu reflexo para a Contabilidade.
SPED FISCAL
1. Obrigatoriedade de utilização protocolo 73/2008 x despacho nr. 63/2008;
2. Confecção dos arquivos x dispensa da impressão de livros fiscais;
3. Arquivos obrigados ao envio (estabelecimento x matriz);
4. Padronização de procedimentos;
5. Transmissão e validação;
6. Livros abrangidos;
7. Arquivos digitais
8. Assinatura Digital;
9. Transmissão, validação e prazo de entrega;
10. Compartilhamento de informações;
11. Layout – orientações gerais.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
1. Conceito, funcionamento;
2. Obrigatoriedade de uso;
3. Escrituração: regras e restrições;
4. Desafios para a implantação da empresa;
5. A legislação do Brasil e do Paraná;
6. Os serviços WEB: envio, danfe, carta de correção, cancelamento…
7. Disposição gerais.
INSTRUTOR
DR. EDISON GARCIA JUNIOR, Advogado Tributarista, graduado em Direito pela PUC/PR, Especialista em Tributos indiretos, Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. Consultor Jurídico de diversas empresas Nacionais e Multinacionais, Instrutor, Palestrante e Conferencista na área Tributária/Empresarial. Sócio do Escritório Edison Garcia Advocacia Empresarial.
INVESTIMENTO
ASSOCIADOS AO SESCAP-PR> 02 kg de alimento não perecível ou R$ 10,00 (caso não haja a doação do alimento)*
REPRESENTADOS DO SESCAP-PR> R$ 50,00 (cinquenta reais)*
ASSOCIADOS AO SINCOLPAR > R$ 50,00 (cinquenta reais)*
DEMAIS INTERESSADOS> R$ 90,00 (noventa reais).
* Valor para associados ou representados em dia com suas obrigações financeiras.
CERTIFICADO
QUANDO ESTARÁ DISPONÍVEL?
O certificado esta disponível após dois dias úteis depois da realização do evento.
POR QUANTO TEMPO?
O certificado ficará liberado para impressão durante 30 dias após a realização do evento.
QUEM TERÁ DIREITO?
Para ter direito ao certificado é necessário 80% de freqüência.
ONDE EU ENCONTRO O CERTIFICADO?
No site do SESCAP-PR ( www.sescap-pr.org.br ) no link “Central de Cursos e Eventos”
Demais informações:
(41) 9118-1455 com Possidonia.
Atenciosamente,
EVERALDO BONSENHOR
Presidente do SINCOLPAR